Lição 2 - Pescadores de Homens

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Pescadores de Homens

LUCAS 5, ARC

v.1  E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré.

v.2  E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

v.3  E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

v.4  E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

v.5  E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhámos; mas, porque mandas, lançarei a rede.

v.6  E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

v.7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

v.8  E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador.

v.9  Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito,

v.10  e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens.

v.11  E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.

A história à lupa

A popularidade de Jesus dava ainda os primeiros passos, mas já se fazia sentir. Uma multidão desejava ouvi-l'O, pois as Suas palavras eram vida João 6:63 e apresentavam a graça de Deus Lucas 4:22. Jesus viu dois barcos e os seus pescadores, que, no fim da noite de trabalho, estavam na praia a lavar as redes. As redes usadas para pescar no Mar da Galileia tinham chumbos nas extremidades. Lançadas à superfície, afundavam com o peso dos chumbos e apanhavam os peixes que ali se encontravam. Eram depois puxadas com cordas que arrastavam os peixes capturados. No fim eram lavadas da vegetação que se agarrava e reparadas quando necessário.

A história à lupa

Lucas 5:3 Um barco comum, um propósito incomum.

Aqueles barcos eram instrumentos de todos os dias, iguais a tantos outros. Mas, naquele dia, um deles foi usado para o ensino da Palavra de Deus. O interesse privado foi substituído pelo bem comum, segundo a vontade do Mestre.

Curiosamente, em 1986, num período de seca do Mar da Galileia, o nível desceu ao ponto de dois irmãos terem descoberto algo na lama. Ao fim de 12 dias, os arqueólogos puderam revelar a descoberta. Com quase 2000 anos, um barco era uma combinação, segundo os especialistas, entre barco de pesca e de passageiros – semelhante aos que o Messias utilizou naquela área com os Seus discípulos. Após uma complexa e longa restauração, o barco foi instalado num Museu do Centro Yigal Alon, no kibutz de Ginossar, onde está exposto à visitação.

A história à lupa

Lucas 5:4 Um pedido inusitado.

Quando Pedro argumenta: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhámos...” Lucas 5:5, não é difícil sentir desalento e até desânimo nas suas palavras. Eles eram homens experimentados naquelas lides. Na escuridão da noite, tudo foi feito de acordo com as melhores regras e práticas, mas em vão. Agora, nas águas cristalinas da Galileia, tão expostos à atenção dos cardumes, havia tantas razões para ficarem quietos e nada fazerem.

A história à lupa

Lucas 5:5-7 Sob a ordem da Sua Palavra, o milagre ocorre!

O Mestre não tem limites nas Suas capacidades. Ele faz coisas maravilhosas. Não são as pessoas, os barcos ou as redes; mas é o comum, nas Suas mãos e sob a Sua Palavra, que possibilita o extraordinário. Aqui não conta a experiência, nem a sabedoria humana. A experiência de Pedro dir-lhe-ia que era em vão, mas, ainda assim, deu ouvidos ao comando de Jesus, e, sob a Sua Palavra, lançaram a rede. Esta é a essência do verdadeiro discípulo, e Pedro estava a aprender essa arte. O cansaço e a hora avançada eram de menor importância, porque, diante da ordem de Jesus, obedecer tornou-se mais importante do que questionar. Resultado? “Colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique” Lucas 5:6.

A história à lupa

Lucas 5:8-10 Prostrado aos pés do Mestre.

Maravilhado com o milagre de Jesus, Pedro prostrou-se aos Seus pés e disse-Lhe: “Ausenta-te de mim porque sou pecador.” Pedro não desejava estar longe da Sua presença; as suas palavras revelavam antes o reconhecimento genuíno e humilde da sua indignidade, em contraste com a santidade de Jesus. Ao pedido de Pedro, Jesus responde com um apelo ao serviço: “Segue-Me! Segue-Me todos os dias, pois quero fazer de ti pescador de homens.” Jesus cria a metáfora perfeita para ilustrar o novo rumo que levaria Pedro e todos os outros discípulos mais longe do que alguma vez podiam imaginar. O milagre que testemunharam, na verdade, não tinha sido sobre pesca; afinal eles iam deixar tudo para seguir Jesus, incluindo as redes e o barco. O milagre era sobre a certeza de que, ao lado do Mestre, nada tinham a temer em relação aos novos desafios que se aproximavam. Foi como se Jesus tivesse dito: “Assim como fui convosco neste momento, estarei sempre ao vosso lado.” E eles, deixando tudo, seguiram-n'O.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Que certeza teve Pedro sobre Jesus, já descrita nas palavras do Salmista David?

Leia Salmos 139:1 e Salmos 139:4 e preencha os espaços.

“Senhor, tu me sondaste e me (...) Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, conheces.”

Mais do que uma história

Desde que momento tem Deus um plano para a nossa vida?

Leia Jeremias 1:5 e preencha os espaços.

“Antes que eu te formasse no , eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por .”

Mais do que uma história

Que certeza podemos ter em relação aos planos de Deus quando comparados com os nossos?

Leia Isaías 55:8-9 e preencha os espaços.

“Porque os meus não são os pensamentos, nem os vossos , os caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os são mais do que a , assim são os meus caminhos mais do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais do que os vossos pensamentos.”

Mais do que uma história

Como responder ao chamado do Mestre, quando Ele nos revela os Seus planos para a nossa vida?

Leia Lucas 5:11 e preencha os espaços.

“E, levando os barcos para terra, tudo e o seguiram.”

Mais do que uma história

Segundo as palavras do próprio apóstolo Pedro, anos mais tarde, a quem quer Deus chamar para o Seu Reino e em quem pode ocorrer o milagre de uma vida transformada?

Leia Atos 10:34 e preencha os espaços.

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz de .”

Mais do que uma história

Que desafio estende Jesus a todos os que fizeram a escolha de O seguir?

Leia Mateus 5:14 e Mateus 5:16 e preencha os espaços.

“Vós sois a do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte (...) Assim a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

A História na minha vida

Talentosos ou não, para lá das circunstâncias e das fragilidades da nossa experiência, Jesus busca-nos e chama-nos!

O que move o coração de Jesus para ter interesse em nós?

Leia Jeremias 31:3. Escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A História na minha vida

Como pode Jesus conhecer-me tão bem e, ainda assim, buscar-me?

Leia Efésios 3:17-19 e complete os espaços.

“Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o de , que todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

A História na minha vida

O que descobriu Paulo no encontro com Cristo?

Leia 1 Timóteo 1:15 e assinale a resposta verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A História na minha vida

Como sei que também posso viver o milagre de Deus na minha vida?

Leia Filipenses 2:13 e preencha os espaços.

“Porque é o que em vós tanto o como o , segundo a sua boa vontade.”

A História na minha vida

Se pudéssemos saber o que Deus tem para nós, a que conclusão chegaríamos?

Leia Jeremias 29:11 e preencha os espaços.

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de e não de mal, para vos dar o que esperais.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Deus faz-nos convites muito desafiadores, porque sabe que para crescermos como pessoas temos que sair da nossa zona de conforto. Que resposta vai dar hoje?

Avançar