Lição 7 - O que estava perdido foi achado

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

O que estava perdido foi achado

LUCAS 15, ARC

v.11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos.

v.12  E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

v.13  E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.

v.14  E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

v.15  E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.

v.16  E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

v.17  E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

v.18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.

v.19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.

v.20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou.

v.21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho.

v.22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés,

v.23 e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos,

v.24 porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.

A história à lupa

Lucas 15:11-12 “Dá-me tudo o que me pertence.”

Numa visão quase profética, Jesus conta a história, não tão rara nos tempos que correm, de um jovem que deixou de reconhecer as suas obrigações para com o pai. Podemos depreender nas palavras de Jesus a imagem de um filho farto das “restrições” da casa paterna e em busca de uma outra liberdade. Uma liberdade sem regras. Destruiu a imagem do próprio pai no seu coração e exige-lhe a herança, para poder usufruir de prazeres superficiais e efémeros. Estava iludido com a ideia de que “o passado já passou, o futuro nunca chegará, vive o agora!”, tão em voga em pleno Séc. XXI.

A história à lupa

Lucas 15:13-16 “Ao lado dos porcos, com fome.”

Não importa a quantidade de riqueza acumulada, quem vive em função do uso imoral do dinheiro um dia acordará na miséria. O jovem da história, talvez sob o incitamento de amigos interesseiros, viveu enquanto pôde de acordo com os ditames do seu coração e afundou- -se mais e mais no pecado Romanos 1:22. Os seus olhos começaram a abrir-se quando percebe que gastou tudo quanto herdou do seu gentil e agora longínquo pai. A tragédia leva-o ao ponto de cuidar de porcos, animais que o Deus em Quem cria tinha declarado imundos Deuteronómio 14:8; Levítico 11:7. A sua condição era de irreparável opróbrio. A busca inútil por algo mais tinha-o conduzido não apenas para longe do seu pai, mas, mais ainda, à escravidão de uma terra desolada e atingida pela fome, onde até os porcos tinham mais do que ele.

A história à lupa

Lucas 15:20-24 “Caindo em si...”

A sua experiência, criada por Jesus, representa mais do que uma simples história. É uma metáfora do amor de um Deus que nunca desiste de um pecador. Buscando-o amorosamente, o Espírito Santo procura convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo João 16:8. Quando o lho pródigo, na sua miséria, voltou a si, a ilusão do pecado foi vencida. Nunca tinha merecido as dádivas recebidas ao longo da sua vida, mas agora está consciente da sua total indignidade. Não se desculpou. Não colocou a culpa no mundo inteiro. Viu que o sofrimento que enfrentava era consequência da sua própria loucura Lucas 15:17-18. Restava-lhe agora uma coisa apenas: A confiança na bondade do seu pai, nem que não fosse para ser tratado como um trabalhador Lucas 15:19. Engoliu o orgulho, levantou-se e partiu de volta Lucas 15:17-20.

“Alegremo-nos porque meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.” A história parece indicar que aquele pai extremoso nunca deixou de o buscar, e desejar o seu regresso. Ao longe, distingue já o seu filho; movendo-se de “íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço” num abraço terno e amoroso Lucas 15:20. Não importa a miséria, ele voltou! As palavras de reconhecimento da sua indignidade são interrompidas pela plena restauração à sua condição de filho. Em vez dos trapos, recebe as melhores roupas que o restauram e escondem a sua nudez. Em vez de pés descalços de escravo, sandálias de homem livre e um anel colocado no seu dedo, símbolo de autoridade Lucas 15:22-24. Aquele pai, outrora visto por ele como inflexível e austero, é visto agora como cheio de compaixão. Assim somos nós, tantas vezes, diante do nosso Deus e Pai Eterno. Iludidos pelos prazeres do pecado, vemos Deus como limitador da felicidade humana, tirano e inflexível, para depois, sufocados pelas cadeias do mal e da miséria, reconhecermos humildemente que “como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” Salmos 103:13.

Mais do que uma história

Esta parábola, conhecida como do Filho Pródigo, é uma magnífica ilustração da nossa condição pecaminosa e do grande esforço de Deus para nos salvar. Esta verdade é expressa pelo Senhor desde o Antigo Testamento, através do uso de ilustrações e figuras de uma realidade maior que precisa de ser compreendida e assimilada. A Bíblia apresenta Jesus como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29 e o Senhor recorreu à realidade visível de um santuário onde os inocentes cordeiros mortos apontavam para o inocente Filho de Deus e para o Seu sacrifício na cruz. O santuário é, por isso, não apenas um tema com uma presença relevante na Bíblia, mas um instrumento estabelecido por Deus para uma mais plena compreensão do Seu incrível Plano de Salvação da raça humana. A liturgia e os rituais de Israel tinham o santuário como centro, e tudo nessa bela e riquíssima construção apontava para Cristo, o Messias e Salvador. O que é então o santuário? O que podemos aprender com ele que traga luz sobre a história do filho pródigo contada por Jesus? Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Que ordem de amor deu Deus a Moisés, para salvar os “filhos pródigos” deste mundo?

Leia Êxodo 25:8 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

Mais do que uma história

Que importância pode haver no santuário que mereça a nossa atenção, se Jesus já morreu na cruz?

Leia Salmos 27:4 e preencha os espaços.

“Uma coisa pedi ao SENHOR e a : que possa morar na do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu .”

Mais do que uma história

Quando eram feitos os sacrifícios diários no santuário, que aconteciam ao longo de todo o ano, e o que representavam?

Leia Números 28:4; Números 28:6 e preencha os espaços.

“Um cordeiro sacrificarás pela e o outro cordeiro sacrificarás de . Este é o holocausto , instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR.”

Mais do que uma história

Para além do sacrifício diário, que outro sacrifício de grande significado acontecia uma vez por ano?

Leia Levítico 23:27-28 e preencha os espaços.

“Mas, aos dez deste mês sétimo, será o da ; tereis santa convocação, e a vossa alma, e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. E, naquele mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o da para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus.”

Mais do que uma história

Com que espírito vivia Israel o Dia da Expiação, e que relação podemos ver com a experiência do lho pródigo?

Leia Levítico 23:27 e Levítico 23:29 e preencha os espaços.

“Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação, e a vossa alma, e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.”
"Porque toda alma que, naquele mesmo dia, se não será extirpada do seu povo.”

Mais do que uma história

O que acontecia então com o bode emissário e o que nos ensina esse ritual?

Leia Levítico 16:20-22 e preencha os espaços.

“Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a tenda da congregação, e o altar, então, fará chegar o bode . E Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele todas as iniquidades dos lhos de Israel e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as deles à terra solitária; e o homem enviará o bode ao deserto.”

A história na minha vida

Ainda que não nos seja agradável reconhecer a nossa indignidade, tal como não o era para o filho pródigo, este reconhecimento é preferível do que refletirmos o espírito de Satanás, numa postura de crítica e de intolerância, como manifestou na história o filho mais velho Lucas 15:25-32. Acerca de cada um de nós, Deus deseja dizer que somos aquele que estava “morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado” Lucas 15:32.

A história na minha vida

E hoje, onde nos espera Jesus, o ciando em nosso favor?

Leia 1 João 2:1-2; Hebreus 9:24 e preencha os espaços.

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o .”
“Porque Cristo não entrou num santuário feito por , figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a de Deus.”

A história na minha vida

Que convite nos estende o Senhor, para que possamos usufruir plenamente da Sua presença?

Leia Atos 3:19-21 e preencha os espaços.

, pois, e , para que sejam os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o .”

Mais do que uma história

Que importante mensagem está a ser proclamada ao mundo, e que devemos compreender, aceitar e viver?

Leia Apocalipse 14:6-7 e preencha os espaços

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque é a hora do seu . E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

A história na minha vida

Que posição decisiva temos de tomar antes de Jesus terminar a Sua obra de mediação no santuário celestial, e que nos implica de forma pessoal?

Leia Apocalipse 22:11 e preencha os espaços.

“Quem é faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é seja santificado ainda.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Se eu cair, ainda há esperança para mim? O que faz Jesus por mim, hoje? Ele ainda Se interessa pela minha salvação?

Avançar