Lição 15 - Humildes como Crianças

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Humildes como crianças

MATEUS 18, ARC

v. 1 Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

v. 2 E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles

v. 3 e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.

v. 4 Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

v. 5 E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.

A história à lupa

Mateus 8:1 Quem é o maior no Reino dos Céus?

Nada é mais ofensivo a Deus do que um espírito cheio de si mesmo Lucas 14:11. Aqueles que de forma humilde se assemelham a crianças podem ser ensinados por Deus ao permitirem a obra do Espírito Santo na sua vida. A grandeza desejada por muitos, no entanto, é outra. Manifesta-se pelo anseio de serem servidos, muito mais do que servir. Quão diferente é a manifestação de grandeza no Reino de Deus. Ali também há “primeiros lugares” e o “ser servido”, mas que são concedidos a quem nunca os buscou, antes com alegria se consagrou ao serviço dos outros Marcos 9:35-37; Marcos 10:44-45; Filipenses 2:5-9.

A história à lupa

Mateus 8:2-4 Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças...

Jesus deseja ver maturidade e conhecimento no Seu povo. Não é a esse nível que o Senhor espera ver-nos meninos de leite Hebreus 5:11- 14. No que diz respeito à malícia e ao conhecimento do mal, convida- -nos a sermos inocentes como crianças. De forma natural as crianças são simples e humildes nos seus pensamentos e atitudes. Infelizmente, muitas vezes valorizamos de tal modo a superioridade e a grandeza que até aos nossos lhos transmitimos esses valores. Jesus foi um homem ilustre e seguido por muitos, mas não pela procura de superioridade. Foi pelo amor e pela entrega generosa da Sua vida por miseráveis pecadores como nós João 13:34; João 15:13. Numa sociedade cada vez mais centrada no indivíduo, Jesus estabelece o exemplo perfeito. Ele incarnou o princípio que enunciou, fazendo-Se “como criança”.

A história à lupa

Mateus 8:5 Qualquer que receber em Meu nome uma criança tal como esta a Mim Me recebe.

A verdade sobre quem somos e que tipo de Cristianismo vivemos é revelada de forma transparente na maneira como tratamos e amamos aqueles com quem não temos laços de sangue, afinidade ou relações pessoais I João 4:7; Mateus 25:40. É sempre inspirador ver como Jesus Se identificava com os que mais necessidades tinham. Ora, segundo o Seu próprio ensino, o que fazemos a um “desses pequeninos” a Ele o fazemos Mateus 25:40. Pode ser interessante visitar e percorrer os caminhos que Jesus trilhou e conhecer até os lugares que marcaram a Sua vida, mas mais excelente é percorrer os caminhos de Jesus no trato e nas relações, no cuidado, na valorização e no amor que a todos manifestou, principalmente aos mais “pequenos” aos olhos do mundo, tantas vezes desfavorecidos ou ignorados.

Jesus deixou os fundamentos para uma comunidade de crentes que aprendem e vivem em conjunto os valores do Seu Reino: a Igreja! Identificou-a como Sua, ao dizer aos discípulos: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja” Mateus 16:18. Jesus fundou a Igreja para ser o lugar onde todos se podem sentir acolhidos, integrados e parte da família de Deus. Uma família de irmãos em Cristo, filhos do mesmo Pai Celestial.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Que ideal, desejado por Jesus, deve ser vivido na Igreja?

Leia João 17:20-22 e preencha os espaços.

“Eu não rogo somente por estes, mas, também, por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam , como tu, ó Pai, o és em , e eu, em ti; que também eles sejam um, em , para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.”

Mais do que uma história

Que importante advertência recebeu a Igreja Primitiva?

Leia Atos 20:29-30 e preencha os espaços.

“Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós cruéis, que não perdoarão o . E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas , para atraírem os discípulos após si.”

Mais do que uma história

O que é mais importante, a verdade ou a unidade? Temos de optar por uma delas?

Leia 1 Timóteo 3:15 e preencha os espaços.

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a e firmeza da .”

Mais do que uma história

Mas afirmar a verdade não é sinónimo de intolerância para com os outros?

Leia Colossenses 3:12-14 e preencha os espaços.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o da perfeição.”

Mais do que uma história

Se já sigo e adoro Cristo, é importante o modo como o faço?

Leia João 4:24 e preencha os espaços.

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em e em .”

Mais do que uma história

É possível ser zeloso nas coisas de Deus e, ainda assim, poder estar longe da verdade?

Leia Atos 22:3-4 e preencha os espaços.

“Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, de Deus, como todos vós hoje sois. E este Caminho até à morte, prendendo e metendo em prisões, tanto homens como mulheres.”

Mais do que uma história

Que alerta deixou Jesus aos Seus discípulos para os perigos que a Sua Igreja enfrentaria?

Leia Mateus 24:24 e preencha os espaços.

“Porque surgirão falsos e falsos e farão tão grandes sinais e maravilhas, que, se possível fora, até os escolhidos.”

Mais do que uma história

Podemos afirmar que Deus tem na Terra um povo para este tempo?

Leia Apocalipse 12:17; Apocalipse 14:12 e preencha os espaços.

“E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao da sua semente, os que os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a de Jesus.”

Mais do que uma história

Que desafio lança Deus ao Seu povo remanescente, aos que estão firmados na verdade?

Leia João 10:16 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Que apelo de misericórdia estende Deus a todos nós, e que merece a mais cuidada consideração?

Leia Apocalipse 18:4 e preencha os espaços.

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: dela, povo meu, para que não sejas dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas.”

A história na minha vida

Segundo Jesus, que imagem pode definir a senda dos que não estão firmados na verdade da Sua Palavra?

Leia Mateus 7:13-14 e preencha os espaços.

“Entrai pela porta estreita, porque é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

A história na minha vida

Que bênção podemos esperar em resposta à decisão de permanecermos na Palavra e na verdade que ela revela?

Leia João 8:31-32 e preencha os espaços.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha , verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos .”

A história na minha vida

Existem hoje mais de dois mil milhões de Cristãos ao redor do mundo. Esses são os que sabem que Jesus “pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus” Hebreus 7:25. Apesar disso, o inimigo de Deus e do Seu povo tem, de muitas formas e afincadamente, trabalhado, para que muitos desses milhões sejam Cristãos apenas de nome, e não por consagração de vida e fiel obediência aos princípios e ensinos estabelecidos pela Palavra de Deus.

Ao caminharmos a passos largos para o fim da história deste mundo de pecado, a Bíblia revela que Satanás colocará em marcha o seu grande projeto de engano mundial, que se “possível fosse enganaria os próprios escolhidos” Mateus 24:24. Muitos crentes, ainda que sinceros, serão enganados pelo encanto e pela força da mentira, mas não tem de ser assim connosco. O Senhor concede-nos os recursos, o poder e a sabedoria necessários para não sermos enganados. Na submissão à Sua Palavra, encontramos um caminho estreito, mas cheio de luz e que aponta a direção da vitória em Jesus. Deus chama-nos a estarmos atentos à Sua advertência, e a termos a coragem e a firmeza de sermos fiéis ao que ensina a Bíblia e não ao que por mera tradição nos ensinaram, porque “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:29.

O povo de Deus encontra-se espalhado no vasto universo do Cristianismo e suas denominações, e o Senhor convida os que ainda não o fizeram a juntarem-se ao remanescente final, que, na fé de Jesus e na fidelidade aos Seus mandamentos, ajudará o mundo a preparar-se para a vinda do Senhor a esta Terra. Faremos nós parte daqueles que, ouvindo a voz do Senhor, se unirão ao Seu povo remanescente do fim? O Seu apelo ecoa ainda: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida” Apocalipse 22:17, e o Seu povo, o verdadeiro povo do Senhor, “ouvirá a sua voz e haverá um só rebanho e um só Pastor” João 10:16.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Jesus tem uma Igreja na Terra? Como identificá-la, então? Se Deus tem uma Igreja, só os seus membros se vão salvar? Deus tem algum apelo para o Seu povo?

Avançar