Lição 5 - Está Consumado!

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Está Consumado!

JOÃO 19, ARC

v.16  Então, entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus e o levaram.

v.17  E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,

v.18  onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

v.19  E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS.

v.25  E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

v.26  Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

v. 27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

v. 28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.

v. 29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.

v. 30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

A história de Jesus

João 19:16-19 Entregou-lho, para que fosse crucificado.

Apesar de compreender que as acusações contra Jesus eram mal-intencionadas Marcos 15:10 e que era, portanto, inocente Mateus 27:19; João 18:38, Pilatos não teve a coragem de se impor e de fazer o que era correto. Pilatos sabia que, se libertasse Jesus, não poderia conservar as suas posição e honra João 19:12, por isso preferiu condenar um inocente. Ao entregar Jesus João 19:16, qualquer esperança que se fizesse justiça foi lançada por terra, pois os dirigentes ali presentes estavam sedentos de sangue. Ao lavar as mãos, Pilatos não se livrou de ter de prestar contas pela morte de Jesus.

A história de Jesus

João 19:25-27 Cuidou até morrer.

No Próximo Oriente, tratar a mãe como mulher era um trato comum e respeitoso. Mesmo no meio da agonia da morte, Jesus preocupou- -Se com os outros. Entregou a Sua mãe ao cuidado de João e João ao carinho e ao amor de Maria, Sua mãe. Quando José e Maria levaram Jesus ao templo de Jerusalém para ser circuncidado, encontraram ali Simão e Ana. Simão disse a Maria que uma espada traspassaria a sua própria alma. Agora, ali na cruz, Maria compreendeu o significado dessas palavras Lucas 2:35.

A história de Jesus

João 19:16-18 Crucificação – facto histórico.

Quando alguns trabalhadores num bairro do Norte de Jerusalém, chamado Giv'at ha-Mivtar, descobriram restos mortais dentro de um túmulo antigo, estavam longe de imaginar a sua descoberta. Arqueólogos do Departamento de Antiguidades de Israel examinaram o conteúdo e descobriram que eram os restos mortais de alguém que tinha sido crucificado no século I, de forma similar ao que aconteceu com Jesus, tornando-se assim numa referência para as crucificações praticadas na Antiguidade.

A história de Jesus

João 19:18 Morte lenta e dolorosa.

De todas as mortes por condenação, a de cruz era a mais desumana e bárbara. No Império Romano estava reservada aos escravos e estrangeiros culpados dos piores crimes. Elevados na cruz e completamente nus, os condenados ficavam à mercê das condições atmosféricas e à vergonha da exposição pública e da condenação. O processo da crucificação era lento e doloroso e podia demorar vários dias. Primeiramente açoitados, as suas carnes e os seus músculos eram rasgados e esmagados pelo chicote de couro com pedaços de ossos e bolas de chumbo. A sofrer dores excruciantes, com os órgãos internos a colapsar, estavam ainda sujeitos aos animais e às aves selvagens, sem que nada pudessem fazer para o evitar. Para respirar, enquanto tinha forças e suportava as dores resultantes do esforço, a vítima apoiava os pés e esforçava-se para elevar o corpo, a fim de conseguir uma insuficiente inspiração até, finalmente, ser vencida pela exaustão e pelo sofrimento crescente. O coração tentava com grande esforço compensar a falta de oxigénio, enquanto os pulmões acumulavam fluidos. Sem forças, e com os pulmões colapsados, a vítima em agonia sufocava lentamente.

Mais do que uma história

SE OLHARMOS PARA A CRUCIFICAÇÃO APENAS COMO UM CONJUNTO DE SUPLÍCIOS, ENTÃO MILHARES SOFRERAM O QUE JESUS SOFREU; MAS A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS É ÚNICA.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Para lá da dimensão física, o que foi realmente responsável pela morte de Jesus?

Leia 1 Coríntios 15:3 e preencha os espaços.

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos , segundo as Escrituras.”

Mais do que uma história

O que experimentou Jesus no Getsémani?

Leia Mateus 26:37-38 e preencha os espaços.

“E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de até à ; ficai aqui e vigiai comigo.”

Mais do que uma história

Que evidência temos do quão difícil foi esta experiência para Jesus?

Leia Lucas 22:44 e preencha os espaços.

“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de que corriam até ao chão.”

Mais do que uma história

Como caracteriza a Bíblia o amor de Jesus?

Leia Efésios 3:17-19 e preencha os espaços.

“Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

Mais do que uma história

Foi a morte de Jesus o fim da história de Jesus nesta Terra?

Leia Lucas 24:5-6 e preencha os espaços.

“E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o entre os mortos? Não está aqui, mas .”

Mais do que uma história

Terá sido a cruz do Calvário um arranjo de última hora da parte de Deus?

Leia Apocalipse 13:8 e preencha os espaços.

“… no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a do mundo.”

A história na minha vida

Que possibilidades nos foram concedidas através da morte de Jesus pelos nossos pecados?

Leia 1 Pedro 2:24; 2 Coríntios 5:21 e preencha os espaços.

“Levando ele mesmo em seu os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes .”
“Àquele que não conheceu , o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos de Deus.”

A história na minha vida

No Plano da Salvação, quanto vale o que eu tenho de excelente em mim?

Leia Isaías 64:6 e escolha a opção verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Se a morte de Cristo é a única solução e suficiente para todos, porque haverá então perdidos?

Leia Romanos 1:16 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Quais são então as duas alternativas de que dispomos?

Leia Mateus 7:13-14 e preencha os espaços.

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à , e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à , e poucos há que a encontrem.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

O que foi que Jesus fez de tão especial por cada um de nós? Se Jesus levou sobre Si o pecado do mundo inteiro, porque não são todos salvos? Descubra nesta lição.

Avançar