Lição 6 - Desce depressa

O seu progresso nesta Lição:

A história de Jesus

Desce depressa

LUCAS 19, ARC

v.1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

v.2 E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.

v.3 E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

v.4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.

v.5 E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa.

v. 6 E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo.

v. 7 E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

v. 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

v. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

v. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

A história à lupa

Lucas 19:1 Jericó

Rodeada por montes, Jericó é uma verdadeira fortaleza natural, abundante em vegetação. Com um bom abastecimento de água 2 Reis 2:22, terras férteis e clima favorável, está localizada num verdadeiro oásis em Wadi Qelt, no Vale do Jordão, 7km a oeste do rio Jordão, 10km ao norte do Mar Morto e 30km a leste de Jerusalém. Estrategicamente localizada, e fornecendo acesso ao coração de Canaã, foi o primeiro alvo a ser conquistado pelo poder de Deus, depois de 40 anos de peregrinação no deserto Josué 6. Conhecida atualmente como o Jardim de Deus ou a Cidade das Palmeiras Deuteronómio 34:3, foi edificada 250 metros abaixo do nível do mar, sendo a cidade a menor altitude, assim como a mais antiga do mundo ainda habitada, com vários milhares de anos.

A história à lupa

Lucas 19:1 Grande centro de comércio

No tempo de Jesus, lugar de passagem para muitas caravanas a caminho de Jerusalém, Jericó era um grande centro de comércio. Ali existia um importante polo de produção de palmeiras e bosques de bálsamo. Por causa disso, era uma fonte de impostos muito significativa. Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação.

A história à lupa

Lucas 19:2 Publicanos

Judeus de nascença, os Publicanos eram membros da nação de Israel, mas, aos olhos dos escribas e fariseus, a elite da nação, eram vistos como traidores, Gentios e pecadores, não tanto porque roubavam (pois eles também o faziam no desempenho das suas funções), mas porque cobravam taxas, tributos e impostos a favor da nação dominadora. Odiados por todos Lucas 18:11, as pessoas evitavam o contacto com eles para que não se “contaminassem”. O povo considerava-os corruptos e ladrões por praticarem autêntica extorsão, ao cobrarem das pessoas mais do que era de direito, enriquecendo assim ilicitamente. Assim se entende a instrução de Cristo aos Publicanos: “Não peçais mais do que o que vos está ordenado” Lucas 3:13. Este ódio estendia-se às suas famílias, que, juntamente com os Publicanos, eram impedidas de participar do templo e expulsas das sinagogas. Eram julgados como os mais desprezáveis dos pecadores, imerecedores da salvação.

A história à lupa

Lucas 19:2-5 Zaqueu

Como qualquer bom Judeu, era circuncidado, ensinado de acordo com os preceitos da Escritura. Cumpridor da lei de Moisés e dos profetas. Com um nome que significa, em hebraico, “puro” ou “justo”, tinha sido certamente esse o desejo dos seus pais para a sua vida. Contudo, de algum modo, Zaqueu vivia uma vida completamente oposta ao que o seu nome apresentava. Pior ainda, ele era o líder dos Publicanos da cidade de Jericó, pelo que era alvo de um ódio ainda maior. Direta ou indiretamente, era responsável pela permanente cobrança excessiva de impostos. Zaqueu podia até desculpar-se com a hipocrisia dos próprios fariseus, e os seus ensinos profanados, homicidas, corruptos, hipócritas... mas, ainda que o fizesse, justiça alguma adquiriria. Apesar de tudo isto, Jesus entrou naquela casa. Zaqueu não tinha o seu coração fechado à influência do Espírito Santo.

Mais do que uma história

Muitos já teriam passado debaixo daquela figueira-brava, sem que se tivessem apercebido da presença de Zaqueu, mas, Jesus, parou ali, ali olhou para cima e ali viu Zaqueu. Não foi sorte ou mero acaso Jesus ter passado por ali e ter visto Zaqueu. Foi a providência de um amor divino que tudo sabe. Jesus conhecia Zaqueu, e apesar da sua baixa estatura Jesus poderia tê-lo visto, mesmo que ele tivesse ficado no meio da multidão. Mas na impossibilidade de ver Jesus, Zaqueu não desistiu e subiu a uma árvore. Ainda que isso fosse uma atitude inusitada para alguém do seu estatuto social e profissional, Zaqueu queria saber se ainda haveria esperança para ele.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Quão difícil é para o ser humano mudar e corrigir o seu coração e a sua conduta?

Leia Jeremias 13:23; Jeremias 17:9 e preencha os espaços.

“Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas ? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o .”
“Enganoso é o , mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

Mais do que uma história

Como explicar então a profunda mudança na vida de Zaqueu?

Leia Lucas 19:8-9 e preencha os espaços.

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a a esta casa.”

Mais do que uma história

Porque não faz Jesus este trabalho no coração de todas as pessoas?

Leia Zacarias 4:6; Josué 24:15 e preencha os espaços.

“(…) Não por , nem por , mas pelo meu , diz o SENHOR dos Exércitos.”
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, hoje a quem sirvais...”

Mais do que uma história

Que promessa nos é assegurada na Bíblia, e que foi cumprida na vida de Zaqueu?

Leia Ezequiel 36:26 e preencha os espaços.

“E vos darei um coração e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de da vossa carne e vos darei um coração de carne.”

Mais do que uma história

Segundo as palavras do próprio Jesus, que nome pode ser dado a esta experiência na vida das pessoas que O recebem em “sua casa”?

Leia João 3:3 e preencha o espaço.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não de novo não pode ver o reino de Deus.”

Mais do que uma história

O que é que a presença de Jesus realiza em nós?

Leia 2 Coríntios 3:18 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o texto bíblico.

A história na minha vida

Jesus sabia quem era Zaqueu: desonesto, ladrão, corrupto, sem coração e totalmente perdido... mas conhecia também o que ninguém conseguia ver. Que ali se encontrava alguém desejoso de conhecer Jesus e que estava sensível ao Seu amor e à Sua salvação. Zaqueu sabia que nada merecia, mas estava disponível para dar o que fosse preciso, pelo perdão, pela misericórdia, pela graça de uma nova vida com Cristo. Lutou sem sucesso por uma mudança na sua vida, para, finalmente, descobrir que o “Zaqueu com Cristo” era infinitamente melhor do que o “Zaqueu sem Cristo”.

Em Cristo há poder para operar mudança no que sentimos, no que fazemos e, mais profundamente, no que somos; poder para uma completa transformação. Podemos estar na posição da multidão cheia da sua justiça própria, sendo um empecilho para quem busca Jesus, ou na de Zaqueu, cheios de falhas e conhecendo a nossa indignidade. Num ou noutro casos, estamos perdidos. Num ou noutro casos, Jesus é a solução.

A história na minha vida

Qual é o segredo para uma vida renovada e transformada?

Leia João 15:4-5 e preencha os espaços.

em mim, e eu, em ; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em . Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito porque sem mim podereis fazer.”

A história na minha vida

Em que lugar deseja Deus morar?

Leia Isaías 57:15 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o estudo bíblico.

A história na minha vida

Se o amor de Cristo é certo mesmo ao maior pecador, que perigo merece especial atenção ainda que desejemos a presença de Jesus?

Leia Mateus 6:21 e Mateus 6:24 e preencha os espaços.

“Porque onde estiver o vosso , aí estará também o vosso . (...) Ninguém pode servir a dois , porque ou há de um e o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

A história na minha vida

Que passos concretos devemos dar para que um novo nascimento seja real na nossa vida?

Leia Atos 3:19 e Atos 2:38 e preencha os espaços.

, pois, e , para que sejam os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e o dom do Espírito Santo.”

A história na minha vida

Que prece podemos elevar a Deus com a confiança de que não ficará sem resposta? Leia Salmos 51:10. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável."

Esta visita foi a última que Jesus fez a Jericó antes da Sua morte no Calvário. Era apenas Zaqueu, um cobrador de impostos, visto pela multidão como um inimigo, sem amor pela pátria e de espiritualidade duvidosa ou inexistente. Aos olhos de Jesus, no entanto, era uma vida preciosa e uma “ovelha desgarrada” do aprisco, mas carente de um Pastor. Quem diria que, por trás de um homem de tão má fama, ganancioso e até sem escrúpulos, se encontrava uma alma sedenta de Cristo?

Hoje, muitos não reconhecem a tremenda necessidade de Jesus, não sabem que estão perdidos e necessitados de transformação. Não tem que ser assim connosco. Temos todos os meios à nossa disposição para a magnífica experiência de um novo nascimento. Assim Jesus tenha espaço para entrar em nossa casa e trazer mudança e salvação. Vamos aceitar o Seu convite?

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Algumas pessoas podem parecer “casos perdidos”, mas não para Deus. Ele ama cada ser humano e para Ele nada é impossível. Mesmo quando esse “caso perdido” somos nós.

Avançar