Lição 10 - A Lei de Deus

O seu progresso nesta Lição:

A felicidade é um bem que todos desejamos. Na Sua sabedoria e no Seu amor, Deus preparou para o homem leis que promovem esta felicidade. A Natureza dá testemunho de um Ser que opera em todas as coisas, mantendo o que criou mediante leis perfeitas. Como resultado, há perfeita harmonia no Universo.

Ao longo desta lição iremos estudar sobre os 10 mandamentos Êxodo 20:3-17 e perceber melhor a sua importância, segundo a Bíblia.

A Importância da Lei

É o poder de Deus, agindo continuamente, que mantém a Terra em equilíbrio. É o poder de Deus que a sustenta mediante leis físicas que Ele estabeleceu. Deus criou o homem para que fosse feliz. Para que cumprisse este Seu propósito, o ser humano devia viver sempre em harmonia com a vontade do Criador. A felicidade da criatura humana estava condicionada à sua obediência à lei de Deus, mas como o homem falhou na obediência, o resultado foi a sua queda seguida de sofrimento e morte. Foi assim que entrou o pecado no mundo. O que é o pecado? A Escritura diz: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei. Porque o pecado é a transgressão da lei.” 1 João 3:4. O pecado, ou transgressão da lei de Deus, trouxe uma infinidade de más consequências. As dez regras para a felicidade, estão ao alcance de todos. Elas encontram‑se no mais notável código de todos os tempos, a Lei Moral, o fundamento para a felicidade do homem. Os Dez Mandamentos constituem a norma divina para a conduta do homem.

Para saber mais sobre estas 10 regras para a felicidade, vamos começar por abrir a Bíblia e descobrir por que é que Deus deu esta lista ao ser humano.

Qual é o propósito de Deus ao dar leis ao homem? Leia Salmos 119:1.

Assinale a opção correta com o texto bíblico

Qual é o principio fundamental da lei? Leia Romanos 13:8-10.

Escolha a opção que preenche os espaços, de acordo com o texto

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: .”

A lei escraviza ou liberta? Leia Tiago 1:25.

A lei escraviza-nos sob regras e mais regras. Faz-nos sentir mal, quando vamos contra ela. Queremos a liberdade de não darmos contas a nada nem a ninguém. Viver de acordo com o que queremos e desejamos. Isso é que é bom.

Compare a afirmação que se segue com o texto bíblico. É verdadeira ou falsa?

O que se conhece através da lei? Leia Romanos 3:20-1 1 Timóteo 1:8-10

Escolha a opção que preenche os espaços, de acordo com os textos

"Por isso, nenhuma carne será diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do .”
“Sabendo isto: que a lei não é feita para o , mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e , para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina.”

Qual deve ser a nossa motivação para obedecer à lei? Leia João 14:15 1 João 5:3.

Ganhar e merecer a Salvação

O que diz a Bíblia sobre a posição proposta? A afirmação é verdadeira ou Falsa?

É possível conhecer Jesus sem guardar a lei? Leia 1 João 2:4

Escolha a opção preenche os espaços, de acordo com o texto

“Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é , e nele não está a verdade.”

Em quem conseguimos força para obedecer? Leia João 15:5

Assinale apenas a(s) resposta(s) que concorda(m) com o texto bíblico

Onde devemos ter a lei? Leia Salmos 40:8

Coloque as palavras que faltam, de acordo com o texto bíblico

em fazer a , ó Deus meu; sim, está .”

Pense nisto

A lei dos Dez Mandamentos revela o pecado cuja penalidade é a morte. A lei não pode salvar, mas ao revelar nossa condição conduz-nos a Cristo, que pode perfeitamente salvar Hebreus 4:14-16. Ele pode salvar até o maior pecador e implantar no coração os Seus princípios da Sua lei. Assim nos tornamos semelhantes a Ele no caráter quando Ele disse de Si mesmo: “Deleito‑me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, a Tua lei está dentro do meu coração.” Salmos 40:8. Graças a Deus pela Sua lei que nos mostra o pecado e graças a Deus pelo Salvador que providenciou um meio para nos transformar o caráter e nos preparar para viver a vida eterna.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida. Tome uma decisão hoje.

A minha decisão

Aceito Cristo como meu único e suficiente Salvador. Aceito a Lei de Deus como norma para a minha vida perfeita e livre de pecado. A partir de hoje decido respeitar a vontade de Deus manifesta nos Dez Mandamentos.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Regras e mais regras. É disto que é feita a vida do cristão? É a lei de Deus um impedimento a uma vida livre e feliz?

Avançar