Lição 5 - Casamento, uma relação exclusiva

O seu progresso nesta Lição:

Casamento: uma relação exclusiva

De todos os tipos de relacionamentos humanos, o relacionamento conjugal é o único que se quer exclusivo nos dois sentidos. Temos os nossos pais que são dois, temos os nossos irmãos que podem ser vários, temos os nossos amigos que podem e devem ser muitos. Mas só temos um cônjuge que deve permanecer único enquanto a vida durar.

Quando uma pessoa se casa com alguém a quem ama, promete guardar-se única e exclusivamente para ela enquanto ambos viverem. Esses são os votos assumidos no casamento. Quando a infidelidade sexual e mesmo emocional, se apresenta na vida conjugal, produz desequilíbrio, instabilidade e grande sofrimento no casal e na família.

Infelizmente, todos podemos cair na armadilha da infidelidade conjugal. Todos alimentamos paixões, todos dispomos de uma mente, todos temos uma vontade. Todos achamos determinadas pessoas do sexo oposto atraentes e o casamento não elimina essa atração. Por vezes, as nossas paixões podem sussurrar: “Seria fantástico ter um caso amoroso”. A mente pode acrescentar: “É uma ideia a não deitar fora". Em seguida, a vontade pode empurrar: “Porque esperas? Vai em frente!"

A Bíblia adverte por isso, homens e mulheres: “Meu filho, atende à minha sabedoria e presta atenção ao meu ensinamento. Os Lábios da mulher leviana podem ser doces como o mel e os seus beijos suaves como o azeite. Mas, no fim, só fica amargura e dor. Escuta-me, pois, meu filho, e não te desvies dos meus conselhos. Afasta-te da mulher leviana; não te aproximes da porta da sua casa” ( Provérbios 5:1, Provérbios 5:3-4, Provérbios 5:7-8). A advertência é feita neste caso em relação à “mulher leviana”, sendo que o princípio tem exatamente a mesma força para o homem.

O que é infidelidade? No casamento, infidelidade é qualquer coisa que rouba a afeição de um cônjuge pelo outro.

A infidelidade começa na mente

A infidelidade começa na mente, com um fascinante passatempo chamado fantasia. A vitória ou a derrota da fidelidade ganha-se ou perde-se na mente Deuteronómio15:9. Se tem um problema nesta área, pare um momento e responda à seguinte pergunta: “O que é que tem ocupado as suas fantasias ultimamente?”

Antes de começar a desenterrar os seus pensamentos remotamente escondidos, não se sinta culpado a respeito daquilo que não pode controlar. Pensamentos lascivos podem surgir na mente de qualquer pessoa, em qualquer momento, sem prévio aviso e sem permissão. Há situações ou momentos em que não conseguimos controlar o que “vem” à mente, contudo, todos nós podemos decidir o que fazer com esses pensamentos e sugestões.

Diante de cada pensamento que penetra a nossa mente, temos sempre duas opções à escolha: mantê-lo e alimentá-lo ou expulsá-Io. Os pensamentos injuriosos são relativamente inofensivos se forem expulsos imediatamente. Só se tornam perigosos quando acolhidos e acarinhados. E como diz o velho provérbio: “Não podemos evitar que os pássaros voem por cima da nossa cabeça, mas podemos evitar que façam ninho no nosso cabelo.”

O que é a infidelidade?

Indique a(s) resposta(s) certa(s)

Assinale as afirmações verdadeiras

Pensamentos Tentadores

Certamente já se apercebeu que, quanto mais energicamente tentamos não pensar em algo, tanto mais somos levados a pensar nisso. É por essa razão que não devemos jamais deixar um vácuo na mente. Quando expulsamos um pensamento Iascivo substituamo-lo imediatamente por um saudável. Digamos a nós mesmos: “Recuso-me a pensar nisso. Pelo contrário, vou pensar nesta outra coisa." Procure pensar em coisas puras e nobres.

Pense no seu cônjuge. Esqueça as zangas passadas que, nesse momento, penetram na sua mente. Afaste os pensamentos negativos relacionados com o seu cônjuge. Ponha na sua cabeça apenas pensamentos positivos. Volte, se necessário, aos dias do namoro, e faça uma lista mental das características e atributos pessoais da pessoa amada. Relembre algumas experiências agradáveis que desfrutaram juntos. Pense mesmo em alguma coisa que poderia fazer, ao seu cônjuge, para lhe mostrar quanto o ama.

Dizem os cientistas que a mente só pode focar um pensamento de cada vez numa determinada fração de tempo. Presumindo que isto seja verdade, se estiver a pensar nas qualidades do seu cônjuge, não há possibilidade de pensar noutra coisa qualquer, pelo menos nesse momento. Pratique esta disciplina durante o tempo que for necessário e ganhará a batalha, na sua mente, contra os pensamentos negativos.

Os Dramas da Infidelidade

A infidelidade faz-se sempre acompanhar de alguns dramas e desgraças:

1. Culpa

O alucinante sentimento de culpa seguirá o infiel por toda a parte, especialmente no seu quarto, na intimidade do seu relacionamento conjugal.

2. O sentimento de ter sido usado

Há o drama de se ter sido usado, não por quem se é, mas pelo que o novo companheiro sexual quis obter de nós. Esses sentimentos perturbadores aparecerão, em ocasiões inesperadas, como espinhos torturantes de um desgosto sempre crescente.

3. O risco de ser descoberto

De um modo ou de outro, mais cedo ou mais tarde, o erro virá à tona Números 32:23.

4. Insaciabilidade

As pessoas que, no âmbito do casamento, não estão satisfeitas sexualmente, raramente encontram satisfação fora dele. Eis a razão por que aqueles que decidem ser infiéis passam frequentemente de um amante para outro, e depois para outro, e outro mais.

5. Repercussão

A infidelidade é como uma pedra atirada nas águas de uma plácida lagoa. Os círculos vão crescendo, ficando cada vez maiores, até chegar à margem oposta. Todas as pessoas que conhecem o infiel ou sabem algo a seu respeito serão, de alguma forma, afetadas pela sua infidelidade. A nossa condescendência com determinada fraqueza tornará, não só a nós mesmos, mas também outros mais fracos. A Bíblia diz que ninguém vive para si e ninguém morre para si. Influenciamos sempre outros.

O cônjuge traído é quem sofrerá mais. Sentir-se-á abandonado e esmagado pela traição. A confiança ficará quebrada, por vezes, para sempre. Os filhos também sofrerão e sentir-se-ão abandonados, especialmente se a infidelidade levar ao divórcio. E o que acontecerá com os pais, familiares, amigos, colegas de profissão, vizinhos?

O que será do bom nome diante da comunidade ou da igreja? Muitas vezes, no momento, só pensamos no prazer, e esquecemos as consequências.

Quais das seguintes são consequências dramáticas da infidelidade

Indique a(s) resposta(s) certa(s)

O Padrão de Deus

Para além do que foi dito, há mais uma pergunta a ser feita: “O que pensará Deus se eu tiver um caso?” Os que se casam, quer o façam numa igreja ou não, assumem, diante de Deus e de algumas testemunhas, um voto de fidelidade recíproca, enquanto viverem.

O relacionamento sexual foi designado por Deus, para criar um vínculo que enlaça e une duas pessoas de modo tal que muda a sua vida. Esse vínculo não deve desfazer-se. O que é que Deus pensa a respeito de alguém que está a tentar “quebrar” aquilo que Ele uniu?

Lembre-se que um dos princípios que Deus outorgou ao Seu povo, para que fosse feliz, diz: “Não adulterarás” Êxodo 20:14. A infidelidade jamais estará do lado certo, não importa como possa ser racionalizada.

Lutando Contra a Infidelidade

Para combater a infidelidade comece por manter uma relação sã e forte com o seu cônjuge. Ame-o pelo que ele é. Esforce-se para construir a auto-estima do seu cônjuge e a sua. Procure aceitá-lo como ele é, e invista nele cada vez mais.

A melhor maneira de lidar com a tentação da infidelidade é:

1. Decidir que ela não ocorrerá.

2. Estar pronto para repeli-la e fugir.

3. Pensar em Deus, buscando-O nas suas lutas e problemas.

4. Evitar tudo aquilo que possa despertar as paixões.

5. Ter muito cuidado com o que Iê, vê, ouve, sente e pensa.

6. Evitar todas as situações que possam ser tentadoras.

7. Pedir a ajuda a Deus.

Lutando Contra a Infidelidade

A tentação da infidelidade conjugal pode apresentar-se de forma irresistível. Sem a ajuda de Deus, resistir pode ser impossível. Mas se buscarmos ao Senhor em oração e com sinceridade, a ajuda virá no momento necessário. Eis a Sua promessa:

“Irmãos, não veio sobre vos tentação senão humana: mas fiel é Deus que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape para que a possais suportar” 1 Coríntios 10:13.

“Sede tão firmes aos votos matrimoniais como o aço, recusando-vos, por pensamentos, palavras e ações, a manchar o vosso registo, como um homem que teme a Deus e guarda os Seus mandamentos.” — Ellen White.

Quais das seguintes afirmações ajudam a lidar com a tentação da infidelidade?

Indique a(s) resposta(s) certa(s)

A minha oração

Pai, tu conheces o desejo do meu coração, de ser totalmente fiel. Por favor, capacita-me a ser fiel ao meu cônjuge nos meus pensamentos, palavras e ações.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Quando duas pessoas casam, assumem um compromisso de fidelidade uma com a outra, mas as influências externas continuam a fazer-se sentir. Como manter esse compromisso?

Avançar