Quem surgiu primeiro, a Bíblia ou a Igreja?

Bíblia

A Bíblia responde...

Se compreendermos a Bíblia Sagrada como uma coleção de vários livros que foram escritos ao longo de mais de 1500 anos é claro que primeiro temos os seguidores de Deus e só depois se completou a Bíblia Sagrada com Antigo Testamento e Novo Testamento. Esta questão é muitas vezes colocada com o intuito infeliz de provar a primazia da Igreja sobre a Palavra. Provar que a Bíblia precisa da Igreja e sem a Igreja a Bíblia não existiria. Mas isso não é verdade. Se formos honestos e imparciais a questão deve ser reformulada para: Quem surgiu primeiro a Palavra de Deus ou a Igreja? Desta forma a resposta será outra. Porque enquanto a Bíblia Sagrada, foi escrita ao longo de várias centenas de anos, a Palavra de Deus já existia nem que fosse só num livro ou mesmo de forma oral.

Mesmo na história deste mundo, a Palavra de Deus, é uma extensão do próprio Deus e existe antes da criação do homem (Génesis 1: 3, 6, 26 e 31). Depois é necessário compreendermos que Igreja de Deus, é na sua essência um povo que segue a Deus, um povo que segue a Palavra. Assim, a Igreja de Deus, não tem origem humana, mas divina.

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3: 15; “…por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade.” 2 Tessalonicenses 2: 13. É Deus quem faz o chamado, é Deus quem estabelece os princípios, os valores e as doutrinas. Só depois há seguidores dessa mesma palavra e que constituem a Igreja.