O meu casamento está em crise. A Bíblia pode ajudar-me?

Família

A Bíblia responde...

A Palavra de Deus tem imensos conselhos e todos eles são excelente valor. A Palavra de Deus é única e mais atual do que nunca. A imensidão de ideias e opiniões no mundo, esconde a verdade que vivemos num mundo confuso onde os verdadeiros princípios de vida e de Deus não são apreciados. Quando assim é, o resultado é incerto e mesmo dentro do casamento e em momentos de verdadeiro descontrole e loucura, há pessoas que estiveram perto, e outras que pagaram com a sua própria vida. Verdadeiros infernos como estes, não são da vontade de Deus para ninguém.

Os princípios que a Bíblia apresenta, e que são da vontade do nosso Criador são a excelência para as Suas criaturas. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55: 8 e 9) Ao longo dos séculos esses ensinamentos de Deus, já deram mais que prova da sua validade e sabedoria.

Infelizmente, mesmo dentro do mundo cristão, nem sempre há desejo de seguir esses ensinamentos de Deus. Às vezes as pessoas preferem caminhos alternativos. Mas não nos enganemos nessa ilusão. No amor, no casamento, na fidelidade, na vida, no trabalho, na vida com Deus, na nossa responsabilidade com o nosso próximo, em tudo na vida… é difícil, talvez mesmo impossível, viver bem pensando errado. Muitas pessoas descobrem esta verdade demasiado tarde e às vezes as consequências dos seus erros impõem-se sobre o ideal divino.

A Bíblia tem excelentes conselhos e segredos que ajudam na luta pela felicidade, mas a Bíblia e Deus, não funcionam como varinhas de condão na nossa vida. Toda a obra de Deus, conduz o homem numa responsabilidade crescente. Em outras palavras, o meu casamento não será nada mais, do que eu invisto nele. Por isso, mais do que “eu aceito” no dia do casamento, temos de lutar todos os dias para que aquele valor que descobri no meu cônjuge e que nos fez vê-lo, ou vê-la, como uma bênção para a minha vida se mantenha ao logo dos anos. É aqui, que aquilo que nos parece impossível, é possível com a presença de Deus na nossa vida e sempre de acordo com a Palavra de Deus. “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” Lucas 18: 27; “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido” Jó 42:2; “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê” Marcos 9:23.

Assim, a verdadeira questão não é, se não conseguimos, ou se nos é impossível. A questão é: Quero eu mesmo o milagre de Deus na minha vida? Estou eu disposto a aceitar esse caminho, entregando a minha vida a Ele, e viver com tudo o que há de privilégios e responsabilidade essa vida? Se não nos investirmos de corpo e alma, se não acreditarmos que o nosso impossível é possível para Deus, ficaremos aquém do milagre divino, não porque ele não seja possível, mas porque não o permitimos na nossa vida. Busquemos a Deus, vivamos de acordo com a Sua Palavra e os bons conselhos matrimoniais de acordo com a mesma e não nos desviemos dela nem para a direta nem para a esquerda (Isaías 30: 21).