Na definição da verdade, até onde vai a Autoridade da Igreja e a Autoridade da Bíblia?

Bíblia

A Bíblia responde...

Todas as Igrejas Cristãs valorizam a Bíblia mas não da mesma maneira. A palavra de Deus é a verdade de Deus (João 17: 17) norma pela qual devemos analisar qualquer ideia, doutrina ou ato (Isaías 8: 20; Gálatas 1: 8 e 9). Numa outra pergunta verificámos que a Igreja não é a autora da Bíblia, mas é o texto bíblico que caracteriza e define a Igreja como sendo, ou não, de Deus. Contudo, há quem creia que “para combater o erro de ontem e de hoje, os antigos sempre apontavam para as Igrejas Apostólicas”. A Bíblia Sagrada confirma esta afirmação?

A Igreja de Deus tem uma tradição a qual deve cingir-se e conduzir o povo: “Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.”2 Tessalonicenses 3: 6. Que tradição é essa? Não é a de “filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo” (Colossenses 2: 8). “Não é a tradição dos antigos” (Marcos 7: 3), ou dos anciãos (Mateus 15: 2). Não é a tradição dos homens que anula o mandamento de Deus (Mateus 15: 3, 6), e a Sua “palavra” (Mateus 7:13). Pois dessa maneira “em vão” adoramos a Deus (Mateus 15:9).

Se a autoridade repousasse sobre a Igreja em detrimento da Palavra, não teria lógica Deus alertar para a falsa e maléfica tradição de homens sem fundamento bíblico. O testemunho bíblico é claro “para combater o erro de ontem e de hoje, os antigos sempre apontavam para…” a Bíblia. Nela, e não na autoridade dos homens “examinavam cada dia se as coisas era assim” (Atos 17: 11). E mesmo que um anjo do Céu viesse com um outro evangelho, devia ser considerado “anátema” ou seja maldito (Gálatas. 1: 8, 9). “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho. Maravilhosos são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os guarda. A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.” Salmo 119: 105, 129 e 130.