Como devo relacionar-me com os meus filhos?

Família

A Bíblia responde...

É uma honra e uma grande responsabilidade ser pai ou mãe (Salmos 127:3-5). Uma honra que se estende ainda mais quando temos netos (Provérbios 17:6). Esta honra possui com ela a grande responsabilidade da educação. Pelo nosso exemplo e ensino, a educação deve visar o desenvolvimento pleno da criança fazendo dela não somente uma bênção para a sociedade, como também prepara-la para o mundo vindouro.

Auxiliar os filhos e os netos a crescer desta forma nem sempre é fácil, mas é o caminho requerido pelo Senhor e que será uma bênção para eles. Desta forma devemos intimar nossos filhos na importância de amar ao Senhor. (Deuteronómio 6: 5 – 7), instruindo-os e educando-os de acordo com a Sua vontade (Provérbios 22:6; Efésios 6: 4), e ainda que seja sempre uma dor para o coração de pai disciplina-los devemos faze-lo sempre que necessário e de uma forma equilibrada (Provérbios 13:24). Nenhuma atitude dos pais deve colocar em duvida na mente da criança a certeza do amor dos pais por elas, nem pelo exagero leva-los à ira (Colossenses 3: 21).

Por sua vez, os filhos podem em muito facilitar a sua educação, se obedecerem “a seus pais no Senhor, pois isso é justo" (Efésios 6:1-3); e “agrada ao Senhor” (Colossenses 3:20). Devem ouvir “a instrução de seu pai e não desprezar o ensino de sua mãe” (Provérbios 1:8-9) e lembrar-se que “o filho sábio dá alegria ao pai” (Provérbios 10:1; 23:24) e o “pai do justo exultará de júbilo” (Provérbios 23:24). Por outro lado, “o filho tolo dá tristeza à mãe.” (Provérbios 10:1), e o “filho que rouba o pai e expulsa a mãe é causador de vergonha e desonra” (Provérbios 19:26). Assim, é melhor seguir o caminho do Senhor e cuidar dos seus para que não negue a sua fé ou seja “pior que um descrente” 1 Timóteo 5:8.

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12