A partir de que idade posso ser batizado?

Batismo

A Bíblia responde...

Quando verificamos que a bíblia sagrada, não indica uma idade mínima para ser batizado. Jesus amava as crianças “e tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou” Marcos 10: 16. Jesus disse com autoridade e sabedoria que das crianças “é o Reino de Deus” e por isso não devemos ser um “empecilho” para elas (Marcos 10: 13 - 16). Mas isso não justifica o batismo infantil.

Todos os exemplos bíblicos apresentam os candidatos com idade e maturidade suficiente para:

  • Serem instruídos nos ensinamentos bíblicos: “E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou” Mateus 28: 20.
  • Crerem e terem fé em Cristo Jesus: “Quem crer e for batizado será salvo…” Marcos 16: 16. (Atos 8: 36, 37).
  • Estarem conscientes dos seus pecados e arrependerem-se dos mesmos: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado…” Atos 2: 38.
  • De forma consciente morrerem para o pecado: “Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6: 2, 3, 11.
  • Em consciência de todas estas coisas tomarem uma decisão por Jesus : “ E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou” Atos 8: 36 - 38.

A decisão pelo batismo, não marca o fim mas o começo de um relacionamento e união mais forte com Jesus. Por isso no batismo recebemos o dom do Espírito Santo (Atos 2: 38), e pelo Seu poder somos capacitados a andar em novidade de vida (Romanos 6: 4), não servindo ao pecado mas em submissão a Cristo (Romanos 6: 6).

Tomando ainda em conta o exemplo de José e Maria que não tomaram essa decisão no lugar de Jesus e o próprio exemplo de Jesus que só o fez com idade e maturidade suficiente, compreendemos que é esse o exemplo que devemos seguir.